sexta-feira, 5 de setembro de 2014

O QUE É MAIS IMPORTANTE: TALENTO OU ENGAJAMENTO?


O GALLUP CHEGOU A UMA RESPOSTA QUE PODE SURPREENDER


E mais: quem tem talento em geral tem engajamento  (Foto: Getty Images)
A combinação de talento e engajamento no trabalho parece a mistura de inspiração e transpiração entre artistas, cientistas e criadores em geral. É conhecida a frase de Thomas Edison: “A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração”. Mas, inesperadamente, uma pesquisa indica que no mundo dos negócios a preponderância é do talento. O estudo foi feito nos Estados Unidos pelo Instituto Gallup e a empresa de varejo ANN Inc., do ramo de roupas femininas.
A ANN resolveu pesquisar qual é o diferencial de desempenho, baseando-se em dados colhidos ao longo de pesquisas que faz há anos com o Gallup. O resultado foi expressivo. As receitas das lojas com gerentes de baixo talento e alto engajamento são 5,9% menores que as das lojas que têm gerentes com o perfil oposto. Vitória do talento, também definido como “ajuste natural à função”.
À parte esse resultado, que surpreendeu até os envolvidos, o estudo também comprovou a certeza antiga de que as empresas não conseguem maximizar o desempenho se não promovem o engajamento dos funcionários. O compromisso com o trabalho resulta em produtividade e rentabilidade maiores e rotatividade menor. Mas o talento sempre toma a dianteira, porque, segundo a pesquisa, um gerente talentoso promove o engajamento naturalmente. Esse tipo de chefia (uma em cada dez, diz o Gallup) traz receitas 48% maiores do que os gerentes de talento mediano.