
Missão significa um compromisso , uma obrigação, o ato da incumbência, o encargo.
No Planejamento podemos definir ‘missão’ como a razão de ser da organização.
É importante que a ‘missão’ esteja claramente definida e incorporada nas pessoas que integram a organização, porque é ela que serve de referência para orientar a tomada de decisões (inclusive as estratégicas), bem como para definir os objetivos a serem perseguidos.
Não deve a ‘missão’ ser uma referência rígida e imutável. Ao contrário, uma de suas características básicas é exatamente a flexibilidade, de modo que possa se adequar às mudanças que a realidade vai impondo ao longo do tempo. Portanto, de tempos em tempos, a ‘missão’ da organização deve ser discutida e devidamente adequada.
________________
"Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa."Peter Drucker
________________

Naturalmente a ‘missão’ estará inserida num contexto em que os Valores da organização e a Visão de Futuro já terão sidos previamente definidos.
Um outro aspecto importante é não confundir Visão de Futuro com Missão. A primeira está relacionada aos nossos sonhos, ao norte, à direção que devemos seguir. É como se fosse uma passagem assegurando direito ao vôo futurístico que nos conduzirá ao amanhã. A Visão de Futuro cria um ambiente energizado, elétrico, inspirador para a instituição.
Já a Missão da Organização está mais relacionada à posição em que estamos, identificando, com clareza, o nosso negócio.
Exemplos de missão:
• Universidade Federal da Bahia
“A Universidade Federal da Bahia tem por missão produzir, socializar e aplicar o conhecimento nos diversos campos do saber, através do ensino, da pesquisa e da extensão, indissociavelmente articulados, de modo a contribuir para o desenvolvimento social e econômico do País e do Estado e promover a formação de profissionais qualificados para o mundo do trabalho e capazes de atuar na construção da justiça social e da democracia”.

• Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
“Viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do agro negócio brasileiro, por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias em benefício da sociedade”.
• Petrobras
“Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nas atividades da indústria de óleo, gás e energia, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua”.
_______________
"Definir a missão de uma empresa é difícil, doloroso e arriscado, mas é só assim que se consegue estabelecer políticas, desenvolver estratégias, concentrar recursos e começar a trabalhar. É só assim que uma empresa pode ser administrada, visando um desempenho ótimo."Peter Drucker
________________
No processo de definição da missão, é fundamental considerar os seguintes componentes:
• segmentos-alvo, tecnologia, escopo-geográfico, benefícios demandados x benefícios oferecidos e crenças e valores dos dirigentes.
Responder às seis questões que alinhavei abaixo pode ser uma maneira fácil de desenhar um mapa do caminho, de modo que possamos alcançar, definir e escrever, sem complicações, a Missão da organização:
• Quem somos nós?
• Qual é nossa finalidade?
• Que fazemos para reconhecer, antecipar e responder às finalidades?
• Como devemos responder a nossos grupos de influências?
• Quais são nossos valores, cultura e filosofia?
• Que nos faz ser distinto e único?
Ao definirmos a ‘missão’ da organização estaremos, na realidade, identificando sua ‘razão de ser’.
É fundamental que no processo de redação cuidemos para que a ‘missão’ esteja elaborada de modo suficientemente clara, simples e concisa.
________________
"Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa."Philip Kotler
________________
Outros exemplos de ‘missão’:
• Disney: “Alegrar as pessoas”;
• Fiat: “Produzir automóveis que as pessoas desejam comprar e tenham orgulho de possuir”;
• 3M: “Solucionar problemas não solucionados de maneira inovadora”;
• Natura: “Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem”;
• Citibank: "Oferecer qualquer serviço financeiro em qualquer país, onde for possível fazê-lo de forma legal e rentável";
• McDonald's: "Servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável";
• Localiza National: "Oferecer soluções de transporte, através do aluguel de carros, buscando a excelência" (1989);
• Pepsi Co..: "Derrotar a Coca-Cola";
• Honda: "Esmagar, espremer e massacrar a Yamaha".
Missão do Exército Brasileiro
I. A fim de assegurar a defesa da Pátria:
- contribuir para a dissuasão de ameaças aos interesses nacionais; e
- realizar a campanha militar terrestre para derrotar o inimigo que agredir ou ameaçar
a soberania, a integridade territorial, o patrimônio e os interesses vitais do Brasil.
II. A fim de garantir os Poderes Constitucionais, a Lei e a Ordem:
- manter-se em condições de ser empregado em qualquer ponto do território nacional,
por determinação do Presidente da República, de forma emergencial e temporária,
após esgotados os instrumentos destinados à preservação da ordem pública e da
incolumidade das pessoas e do patrimônio, relacionados no art. 144 da Constituição.
III. Participar de operações internacionais, de acordo com os interesses do País.
IV. Como ação subsidiária, participar do desenvolvimento nacional e da defesa
civil, na forma da Lei.
• Pfizer: “Nós nos tornaremos a companhia mais valorizada do mundo para pacientes, clientes, colegas, investidores, parceiros comerciais e as comunidades onde trabalhamos e vivemos”;
• FORD: "Nossa missão é atender às necessidades de transporte de nossos clientes, aprimorando nossos produtos e serviços, prosperando com a empresa e proporcionando retomo aos acionistas";
• GM: "Fornece produtos e serviços de tal qualidade que nossos clientes sintam que receberam mais pelo que pagaram, nossos empregados e parceiros de negócios se beneficiem de nosso êxito e os nossos acionistas tenham maior retorno do seu investimento";
• BNDES: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social: "Contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país";
• Petrobrás: Petróleo Basileiro S.A.: "Assegurar o abastecimento do mercado nacional de petróleo, gás natural e derivados, através das atividades definidas na Lei 2.004, de forma rentável e a menores custos para a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento do país";
• Rede Globo de Televisão: "Contribuir para o progresso cultural, político, econômico e social do povo brasileiro, através da educação, da informação e do entretenimento";
• Fundação Roberto Marinho: "Contribuir para o desenvolvimento social através de ações educacionais, culturais e de apoio às atividades comunitárias, conduzidas através da criação de modelos ou de programas sistêmicos de caráter permanente”;
• SERPRO: Serviço Federal de Processamento de Dados: "Prover a Administração Pública, com prioridade para o Ministério da Economia, com informações para a tomada de decisões e gestão";
• GSI: Gerdau Serviços de Informática: "Ser uma empresa líder no mercado, prestando serviços avançados de teleinformática com alto nível de tecnologia, segurança e qualidade, que atendam às necessidades dos setores público e privado, usuários de sistemas complexos de informação";

• RIOCELL S.A.: "A Riocell deve crescer no Brasil e internacionalmente, produzindo e comercializando celulose, papel e correlatos, que satisfaçam às expectativas dos seus clientes, maximizando o retorno dos investimentos, proporcionando o crescimento da qualidade da vida das comunidades internas e externas, preservando o ambiente";
• USIMINAS: Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais: "Exploração da indústria, do comércio e da importação e exportação de produtos siderúrgicos e de suas matérias primas, a execução e elaboração de projetos e pesquisas, a mineração, o transporte, a construção civil, a partir de estruturas metálicas e a prestação de serviços de qualquer Natureza";
• Sistema SENAI: "Prestar serviços às comunidades industrial, governamental, educacional e outras, nas áreas de preparação de Recursos Humanos, em diferentes níveis, assistência técnica/tecnológica, garantia e certificação de qualidade, geração e difusão de tecnologias e disseminação de informações, contribuindo para o fortalecimento da Indústria e o desenvolvimento sócio-econômico do país".
• MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário (2001): “Criar oportunidades para que as populações rurais alcancem plena cidadania.
Aspectos complementares a considerar:
1. Promover o desenvolvimento do meio rural de modo a garantir a sustentabilidade de empreendimentos da agricultura familiar já instalados e oportunizar a inserção de novos
2. Possibilitar o acesso á terra a quem dela necessita, criando condições paa sua independência
3. Promover a geração de emprego e renda no meio rural buscando criar alternativas de ocupação produtiva (lazer, artesanato, turismo)
____________
"A missão da Cruz Vermelha é melhorar a qualidade de vida humana;, aumentar a autoconfiança e a preocupação com os outros; e ajudar as pessoas a evitar emergências, preparar-se para elas e enfrentá-las." Cruz Vermelha Internacional
____________
O planejamento de uma 'missão’ espacial tem alguma coisa a ver com o planejamento de nossas empresas e instituições? Teria algo em comum com o nosso dia a dia? Vejamos no vídeo abaixo as palavras do comandante Marcos Pontes, o astronauta brasileiro:
Antônio Carlos dos Santos, criador da metodologia de planejamento estratégico QuasarK+.