sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Visão de Futuro




"O futuro têm muitos nomes. Para os incapazes o inalcançável, para os medrosos o desconhecido, para os valentes a oportunidade." - Victor Hugo


Visão de Futuro
Ou
O ocaso da morte

O futuro é um estágio do tempo por todos desejado. Todos desejam estender a existência, transpassar o presente para fincar raízes no futuro, mesmo porque o significado desta passagem é a continuidade, a permanência da vida, o ocaso da morte.

Assim é com as pessoas. Assim é com as instituições.

Mas o futuro desejado pode estar bem perto. Como também pode se situar à média ou a longa distância. Temos que nos preparar para alcançar estas posições no tempo. E alcançando, extrair das oportunidades o máximo de proveito.

Mas, e a Visão? Que sentido poderíamos extrair deste vocábulo, tão comum entre nós.

"Sonho com o dia em que a justiça correrá como água e a retidão como um caudaloso rio." Martin Luther King

Por ‘sentido’ definem os glossários como ‘cada uma das funções nervosas em virtude da qual um organismo é capaz de receber e perceber impressões e alterações do ambiente’.

E a Visão é um dos sentidos que nos coloca em sintonia com o mundo.

Mas aqui não interessa tão somente o sentido que remete ao conceito mais usual e difundido, àquela função sensorial pela qual os olhos, sob interferência da luz, colocam homens e animais em contato com o mundo.

No processo de planejamento, interessa um sentido mais largo, que encerre um mundo existencial, é evidente, mas também um outro ambiente, uma construção imaginária, desejável... E por esta razão, Visão tem para nós um maior significado, que adentra a verticalidade, situando-se num das mais profundos níveis do entendimento, e que – sejamos corajosos admitindo! – envolve até mesmo aquilo que muitos identificam como sexto sentido, a capacidade excepcional, fantástica, esplendorosa, de perceber ou compreender intuitivamente.

Portanto, quando estamos à procura de um lugar no futuro, quando desejamos definir o que nossa organização pretende ser no futuro, estamos, na realidade, identificando e definindo o que, no planejamento, denominamos Visão de Futuro.

"Me interessa o futuro porque é o lugar onde vou passar o resto da minha vida." Woody Allen

A Visão de Futuro dever precisar o que a organização anseia, o que aspira lá adiante, anos (ou mesmo décadas) à frente. Para isso deve incorporar as ambições, as expectativas, os desejos e pretensões, de modo a descrever o quadro futuro que pretendemos atingir.

Está umbilicalmente vinculada aos objetivos e às metas da organização, criando e potencializando um sólido comprometimento com seu futuro. Onde pretendemos chegar? Que cenário desejamos encontrar? Que ambiente ansiamos vislumbrar? As respostas a estas questões nos permitirão definir, com clareza, o que é necessário mudar na organização para que a Visão vá se materializando na prática, no dia a dia. Existiria um outro modo de conquistar o futuro desejável que não trabalhando diuturnamente o presente, moldando-o, tecendo-o, forjando-o na labuta diária?

Daí que uma organização sem Visão de Futuro está para os navegantes como uma embarcação sem direção.

“Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe pra onde ir”. Sêneca

O que, na realidade, estamos a buscar com o planejamento, como a exata medida de nossa Visão de Futuro? Nada mais que uma forma de capturar as oportunidades; uma maneira de aprisionar o tempo, colocando ao nosso serviço; um jeito de interferir na direção do vento, de modo que, invariavelmente, sopre a nosso favor.

Contemporâneo de Cristo, o filósofo, orador e escritor romano Lucius Annaeus Sêneca, de certa forma já se preocuparava com isto ao ensinar “Non exiguum temporis habemus, sed multum perdimus” - Não é que tenhamos pouco tempo, nós é que o desperdiçamos (in Da brevidade da Vida, I3).

Já Rodoux Faugh discorre sobre o grande desafio da humanidade e suas organizações: manter com o tempo uma relação em que o planejamento, a prevalência de nosso controle e o domínio de nossa direção esteja, sempre, evidenciado.

“(...) sempre é tempo quando o desafio é reconstruir o tempo para domá-lo, dominá-lo, como o mágico que domina a moeda, fazendo com que caminhe e desapareça dentre os dedos da mão”. – Rodoux Faugh

Exemplos de Visão de Futuro:

• Universidade Federal de Santa Maria

“Ser reconhecida como referência de excelência no ensino, pesquisa e extensão pela comunidade científica e pela sociedade em geral”.

• Petrobras

“A Petrobras será uma empresa integrada de energia com forte presença internacional e líder na América Latina, atuando com foco na rentabilidade e na responsabilidade social e ambiental”.

É importante assegurar que a Visão de Futuro incorpore um enunciado bastante claro e objetivo. Naturalmente deve ser positiva e desafiadora. E, quase sempre, expressa com o verbo disposto no tempo futuro.

"A força motriz da vida não podem ser os problemas e sim seus sonhos”. Rodoux Faugh

Convém destacar que o enunciado da Visão de Futuro é de responsabilidade da liderança. E a cada organização deverá corresponder apenas uma declaração de Visão de Futuro.

Ao contrário da Missão, a Visão de Futuro é perene, estável, e muito raramente será objeto de alterações, de modificações. Em poucas palavras (geralmente em um único parágrafo) deve esclarecer qualquer pessoa – integrante ou não da organização - sobre o que se pretende fazer. É preciso manter distância das generalidades, das definições desprovidas de identidade própria, aquelas que se aplicariam a qualquer organização.

Outros exemplos de Visão de Futuro:

• Disney: “criar um mundo onde todos possam ser crianças”;

• Avon: Ser a empresa que melhor entende e satisfaz globalmente as necessidades de produto, serviço e auto-realização da mulher”;

• Ródia: “Criar uma empresa líder onde as pessoas tenham orgulho e prazer de trabalhar”;

• Sony(1950): "tornar-se a cia. mais conhecida por mudar a imagem negativa dos produtos japoneses"; (comtemporâneo):“Experimentar o prazer de avançar e aplicar tecnologia para o benefício das pessoas”;

"Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Más há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isso não tem importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado". William Shakespeare


• 3M: "Ser reconhecida como uma empresa inovadora e a melhor fornecedora de produtos e serviços que atendam ou excedam às expectativas dos clientes";

• Itaú: "Ser o banco líder em performance, reconhecimento sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes";

• Toyota: “Na Toyota, estamos determinados em firmar nossa posição na indústria automobilística mundial e em contribuir para a sociedade de usuários de carros do amanhã. Nós tomamos controle de nosso próprio destino perseguindo a inovação
com visão a longo prazo em todas as áreas operacionais – incluindo
desenvolvimento, compras, produção, e vendas – permitindo-nos liderar o
crescimento na indústria”.

• Wal-Mart (em 1990): "tornar-se uma cia. de 125 bilhões de dólares em 2000";

• Ford (anterior): "democratizar o automóvel";

• Nike (1960): "derrotar Adidas";

• Honda (1970): "nós vamos destruir a Yamaha".

"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos." - Eleanor Roosevelt

Visão de Futuro do Exército do Brasil

Ser uma Instituição compromissada, de forma exclusiva e perene, com o Brasil,
o Estado, a Constituição e a sociedade nacional, de modo a continuar merecendo
confiança e apreço.
Ser um Exército reconhecido internacionalmente por seu profissionalismo,
competência institucional e capacidade de dissuasão. Respeitado na comunidade
global como poder militar terrestre apto a respaldar as decisões do Estado, que
coopera para a paz mundial e fomenta a integração regional.
Ser constituído por pessoal altamente qualificado, motivado e coeso, que professa
valores morais e éticos, que identificam, historicamente, o soldado brasileiro, e
tem orgulho de servir com dignidade à Instituição e ao Brasil.

"Sonhar é acordar-se para dentro." Mario Quintana

Nelson Motta e Lulu Santos emprestam a esta questão da Visão de Futuro aquele especial sentido que só gênios e artistas conseguem alcançar. Apreciem os singelos versos que discorrem sobre o sol, o amor, o tempo, o que desejamos ser amanhã, nossos sonhos, a mudança... Logo abaixo do vídeo, cuidei de transcrever as letras.

Sereia/De Repente Califórnia/Como Uma Onda (Acústico MTV)Lulu Santos
Composição: Lulu Santos/Nelson Motta


Clara como a luz do sol
Clareira luminosa
Nessa escuridão
Bela como a luz da lua
Estrela do oriente
Nesses mares do sul
Clareira azul no céu
Na paisagem..
Será magia, miragem, milagre
Será mistério?

Prateando horizontes
Brilham rios, fontes
Numa cascata de luz
No espelho dessas águas
Vejo a face luminosa do amor
As ondas vão e vem
E vão e são como o tempo
Luz do divinal querer
Seria uma sereia ou seria só
Delírio tropical, fantasia
Ou será um sonho de criança
Sob o sol da manhã

Garota, eu vou pra Califórnia
Viver a vida sobre as ondas
Vou ser artista de cinema
O meu destino é ser star

O vento beija meus cabelos
As ondas lambem minhas pernas
O sol abraça o meu corpo
Meu coração canta feliz

E eu dou a volta, pulo o muro
Mergulho no escuro
"Sarto" de banda
Na minha vida ninguém manda, não
Eu vou além desse sonho

A vida passa lentamente
E a gente vai
Tão de repente que não sente
Saudades do que já passou

Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa, tudo sempre passará
A vida vem em ondas
Como o mar
Num indo e vindo infinito

Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente viu a um segundo
Tudo muda o tempo todo no mundo

Não adianta fugir
Nem mentir pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no...

Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa, tudo sempre passará
A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito

Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente viu a um segundo
Tudo muda o tempo todo no mundo

Não adianta fugir
Nem mentir pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar

E nada como uma onda
Depois de uma onda
Depois de outra onda
Depois...



“Seus sonhos estão nas alturas? Ótimo. É junto aos deuses que se abrigam. Sua jornada consiste em construir escadas e caminhos capazes de conduzi-lo até eles”. Rodoux Faugh



Antônio Carlos dos Santos - criador da metodologia de Planejamento Estratégico Quasar K+ e da tecnologia de produção de Teatro Popular de Bonencos Mané Beiçudo. acs@ueg.br