quinta-feira, 24 de abril de 2025

Estudo de caso: implantando o planejamento estratégico Quasar K+ em uma Universidade


Quando a universidade vira palco do futuro que deseja criar

           Implantar um planejamento estratégico em uma universidade é, antes de tudo, um exercício de escuta profunda, criatividade aplicada e responsabilidade coletiva. Uma universidade é mais do que salas de aula e laboratórios; ela é um organismo vivo que pensa, respira e sente com múltiplos cérebros e corações. O desafio é alinhar essa diversidade a um propósito comum, sem sufocar a liberdade que define a essência do ambiente universitário. Foi com esse espírito que uma universidade em Santiago, no Chile, decidiu aplicar a metodologia Quasar K+, desenvolvida pelo professor e dramaturgo Antônio Carlos dos Santos, que propõe um modelo que une ciência, teatro e gestão para construir estratégias vivas, significativas e transformadoras.

O processo começou com o que Antônio Carlos chama de “respiração institucional”, uma fase inspirada na metodologia MAT – Mindset, Ação e Teatro, na qual líderes, professores, técnicos e estudantes foram convidados a participar de uma jornada de escuta ativa e expressão corporal. Em círculos cênicos, todos foram provocados a representar fisicamente suas percepções sobre a universidade. Alguns se encolheram, simbolizando medo e insegurança; outros se ergueram com os braços abertos, sinalizando desejo de expansão. Essa primeira etapa foi essencial para mapear os afetos, os bloqueios e as potências invisíveis que não aparecem em relatórios tradicionais, mas que determinam o sucesso ou o fracasso de qualquer projeto coletivo. A ciência confirma: estados emocionais modulam o desempenho cognitivo e colaborativo (Damasio, 1996), e, por isso, nenhuma estratégia será sustentável se não tocar o campo afetivo.

A partir dessa base emocional e coletiva, iniciou-se a criação da Missão Institucional. Com base no livro “Comunicação Estratégica: a arte de falar bem”, os participantes foram convidados a formular frases curtas, sonoras e memoráveis que pudessem ser ditas de forma clara em qualquer sala de aula, corredor ou auditório. Utilizando jogos teatrais da metodologia ThM – Theater Movement, surgiram propostas como “Transformar saber em potência social”, “Ensinar com o corpo inteiro”, e “Respirar futuro com os pés no chão”. Após um processo de escuta, performance e votação aberta, a missão escolhida foi: “Cultivar conhecimento com sentido, presença e transformação”. Não se tratava de um slogan institucional, mas de um pacto simbólico que seria vivido e encenado diariamente.

Com a missão clara e viva, foi possível olhar para a Visão de Futuro com mais nitidez. Nesse momento, aplicou-se um exercício inspirado no teatro épico de Erwin Piscatos, no qual grupos criaram cenas representando a universidade ideal em 2035. Professores dialogando com comunidades indígenas em línguas originárias, estudantes criando startups sustentáveis, refeitórios com comida orgânica e ensino híbrido fluido. As cenas foram gravadas, transcritas e sintetizadas na frase: “Ser uma universidade pulsante, plural e protagonista da reinvenção social.” Essa visão foi acompanhada de imagens, músicas e poesias produzidas por alunos, ativando múltiplas linguagens para consolidar o imaginário institucional - uma prática alinhada às pesquisas contemporâneas de neuroeducação que defendem o uso da multimodalidade para aprendizagem profunda (Immordino-Yang, 2017).

Com a visão e a missão encarnadas no corpo e na voz da comunidade, partiu-se para a elaboração das Políticas Estratégicas. Aqui, o Quasar K+ propõe o uso de dramaturgia institucional: cada política é um ato, cada projeto é uma cena, cada ação é um gesto com começo, meio e fim. Por exemplo, a política de inclusão foi batizada de “Cena Aberta”, e a de sustentabilidade, de “Atos Verdes”. Cada equipe escreveu “roteiros de ação” com base em objetivos claros, inspirando-se na estrutura do livro “Moving Letters: a arte de escrever bem”, que ensina a construir textos estratégicos com fluidez, clareza e impacto emocional. Esses roteiros foram discutidos em oficinas abertas e ganharam formas visuais e performáticas, tornando-se compreensíveis até para quem não domina a linguagem técnica da gestão.

A formulação dos Objetivos e Metas seguiu a lógica do OKR (Objectives and Key Results), mas com uma adaptação criativa do método Quasar K+. Cada objetivo foi representado simbolicamente em oficinas de teatro, usando objetos, sons e movimentos. Por exemplo, o objetivo “Aumentar a permanência estudantil” foi representado por uma ponte feita com livros e cordas, simbolizando apoio e travessia. As metas não eram apenas números frios, mas indicadores emocionais e sociais, como “sorrisos por corredor”, “elogios espontâneos” e “projetos com impacto direto na comunidade”. Esses indicadores foram validados com base na metodologia de avaliação sensível (Guerra, 2021), que reconhece a subjetividade como dado relevante na gestão pública.

Para garantir a Retroalimentação contínua, a universidade adotou a metodologia TBMB – Teatro de Bonecos Mané Beiçudo, na qual as equipes criaram personagens simbólicos que representavam os desafios e conquistas do planejamento. Em encontros mensais, os bonecos “atuavam” para contar o que deu certo, o que travou e o que precisa ser reescrito. Um boneco chamado “Zé do Planejamento” dizia frases como “A meta atrasou, mas a esperança não”, gerando risos, reflexão e acolhimento. Essa leveza crítica permitiu que os feedbacks fossem não apenas tolerados, mas esperados com entusiasmo. Como defende Boal (1992), o teatro permite confrontar a realidade de forma lúdica e transformadora.

Todo esse processo foi documentado em Cadernos de Cena, registros híbridos que mesclavam relatórios técnicos, cartas emocionais, desenhos, gráficos e crônicas do cotidiano universitário. Esses cadernos eram mantidos por cada setor e compartilhados com a comunidade, gerando um sentimento de coautoria e pertencimento. A escrita reflexiva, como demonstrado nas pesquisas de Pennebaker (2007), melhora a saúde mental, fortalece vínculos e aumenta o comprometimento com os projetos de longo prazo. Ao registrar os bastidores do planejamento, a universidade criou também sua própria memória poética e estratégica.

O ápice do processo foi o evento “Universidade em Cena”, uma espécie de estreia pública do plano estratégico, com apresentações artísticas, leituras dramáticas do documento oficial, vídeos das oficinas e exposições sensoriais. Reitores, servidores, estudantes e convidados puderam experimentar o planejamento não como um arquivo de PDF, mas como um organismo pulsante. A comoção foi geral. Muitos se emocionaram ao perceber que aquele plano era, de fato, resultado de uma construção coletiva, afetiva e criativa. E mais: era compreendido por todos, do bibliotecário ao doutorando, porque havia sido construído com a linguagem de todos.

Implantar o Quasar K+ em uma universidade é muito mais do que aplicar uma metodologia: é ativar o potencial criativo, científico e humano de uma instituição que, por definição, já nasce plural e aberta ao novo. Quando a ciência do planejamento encontra a arte do teatro e o rigor acadêmico se une à escuta sensível, nasce um novo modo de gerir—com corpo, com alma, com propósito. E como diz o próprio Antônio Carlos dos Santos, em sua obra “Respiração, voz e dicção”: “A universidade que respira junto, fala com mais clareza e ensina com mais verdade.”

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O autor:

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As obras do autor que o leitor encontra nas livrarias amazon.com.br:

 

A – LIVROS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS:

Livro 1. As 100 mais belas fábulas da humanidade

Livro 2. O dia em que as crianças decidiram lutar contra o câncer de mama

Livro 3. O vovô vai ao médico

Livro 4. O coelhinho que aprendeu a dizer as coisas

Livro 5. Ui Gur – o ursinho que libertava livros

Livro 6. Bichinhos felizes

Livro 7. Telas? Só com saúde – Computadores: entre a liberdade e a escravidão

Livro 8. O dia em que as víboras, através das telas, escravizaram as corujinhas – dramaturgia

Livro 9. Bullying, as lágrimas de Deus – dramaturgia

Livro 10. Anhangá, o espírito protetor da natureza: a lenda indígena – dramaturgia

 

I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. O coronel e o juízo final

Livro 2. A noite do terror

Livro 3. Lobisomem – O homem-lobo roqueiro 

Livro 4. Cobra Honorato

Livro 5. A Mula sem cabeça

Livro 6. Iara, a mãe d’água

Livro 7. Caipora

Livro 8. O Negrinho Pastoreiro

Livro 9. Romãozinho, o fogo fátuo

Livro 10. Saci Pererê

 

II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. Não é melhor saber dividir?

Livro 2. Eu compro, tu compras, ele compra

Livro 3. A cigarra e as formiguinhas

Livro 4. A lebre e a tartaruga

Livro 5. O galo e a raposa

Livro 6. Todas as cores são legais

Livro 7. Verde que te quero verde

Livro 8. Como é bom ser diferente

Livro 9. O bruxo Esculfield do castelo de Chamberleim

Livro 10. Quem vai querer a nova escola

 

III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. A bruxa chegou... pequem a bruxa

Livro 2. Carrossel azul

Livro 3. Quem tenta agradar todo mundo não agrada ninguém

Livro 4. O dia em que o mundo apagou

 

IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis):

Livro 1. Todo dia é dia de independência

Livro 2. Todo dia é dia de consciência negra

Livro 3. Todo dia é dia de meio ambiente

Livro 4. Todo dia é dia de índio

 

V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. O mito de Sísifo

Livro 2. O mito de Midas

Livro 3. A Caixa de Pandora

Livro 4. O mito de Édipo.

 

VI – Coleção A bruxinha de mil caras ensina a viver melhor

Livro 1: Planejar

Livro 2: Organizar

Livro 3: Estudar

Livro 4: Exercitar

Livro 5: Leitura

Livro 6: Cultura

Livro 7: Meditar

Livro 8: Interagir

Livro 9: Fazer amigos

Livro 10: Respeito e motivação.

 

VII – Coleção Cidadania para crianças

Direitos das crianças

Livro 1: Gratidão, a lei do universo

Livro 2: A honestidade vale a pena

Livro 3: O anjinho que semeava tolerância

Livro 4: O menino que disse não ao bullying

Livro 5: Toda criança tem direitos

Livro 6: Vidas negras importam – nós queremos respirar

Livro 7: Lélis, o ratinho que afinava queijo

Livro 8: Educação de qualidade é direito das crianças

Livro 9: Respeitando as leis de trânsito a cidade fica legal

Livro 10: A união faz a força

Sustentabilidade ambiental

Livro 11: Um dos maiores tesouros da terra, a água

Livro 12: A preservação do meio ambiente

Livro 13: Dez maneiras de ajudar a preservar o meio ambiente

Livro 14: A árvore faz o meio ambiente sorrir

Livro 15: Os 5R – o jeito certo de dar ‘bom dia’ ao meio ambiente

Livro 16: O lixo, a coleta seletiva e a reciclagem

Livro 17: Lixo, o supervilão do meio ambiente

Livro 18: Com o saneamento básico o meio ambiente fica feliz

Livro 19: O dia em que a coruja de pintas brancas e as batatas cozidas derrotaram a poluição

Livro 20: Os tempos difíceis da quarentena

Democracia, liberdades e constituição

O ratinho Lélis explica:

Livro 21: O que é democracia?

Livro 22: O que são eleições

Livro 23: O que é política?

Livro 24: O que são partidos políticos?

Livro 25: Censura X Liberdade de expressão?

Livro 26: Ditadura X Liberdades individuais?

Livro 27: Redes sociais e democracia?

Livro 28: Minorias e democracia?

Livro 29: O que é abuso do poder econômico?

Livro 30: O que é demagogia?

Livro 31: O que é ética?

 

VIII – Coleção Mundo contemporâneo

Livro 1: O jacaré debate educação e oportunidades

Livro 2: O puma explica trabalho e renda

Livro 3: A anta luta contra o aquecimento global

Livro 4: O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas

Livro 5: O bicho-preguiça e a migração

Livro 6: O sapinho Krock na luta contra a pandemia

Livro 7: A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal

Livro 8: A harpia confronta o racismo

Livro 9: A ariranha combate a pobreza e a desigualdade

Livro 10: O boto exige democracia e cidadania

 

IX – Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia

Livro 1: Boitatá

Livro 2: O boto

Livro 3: O caipora

Livro 4: O cairara

Livro 5: A cidade encantada

Livro 6: O curupira

Livro 7: A galinha grande

Livro 8: O guaraná

Livro 9: Iara, a mãe d’água

Livro 10: O lobisomem

Livro 11: A mandioca

Livro 12: A princesa do lago

Livro 13: Saci-Pererê

Livro 14: O uirapuru

Livro 15: O velho da praia

Livro 16: O velho e o bacurau

Livro 17: A vitória-régia

Livro 18: O açaí

Livro 19: As amazonas

Livro 20: Mapinguari

Livro 21: Matinta Perera

Livro 22: Muiraquitã

Livro 23: O rio Amazonas

Livro 24: Anhangá

 

X – Coleção Filosofia para crianças

Livro 1: O que é filosofia?

Livro 2: A filosofia do amor

Livro 3: O aviãozinho feliz

Livro 4: O trenzinho feliz

Livro 5: A lagartinha feliz

Livro 6: A borboletinha feliz

Livro 7: O encontro com Pitágoras

Livro 8: A vida em um pinguinho de água

Livro 9: O pequeno ponto azul

Livro 10: Gentileza, o mel da vida

 

XI – Coleção Ciência e espiritualidade para crianças

Livro 1: Panda Zen e a menina azeda

Livro 2: Panda Zen e o verdadeiro valor

Livro 3: Panda Zen e as mudanças

Livro 4: Panda Zen e a Maria vai com as outras

Livro 5: Panda Zen e a estrelinha cintilante

Livro 6: Panda Zen e a verdade absoluta

Livro 7: Panda Zen e o teste das 3 peneiras

Livro 8: Panda Zen e os ensinamentos da vovó

Livro 9: Panda Zen e os cabelos penteados

Livro 10: Panda Zen e a magia da vida feliz

Livro 11: Panda Zen e as paixões enganosas

Livro 12: Panda Zen entre a reflexão e a ação

Livro 13: Panda Zen e o mais importante

Livro 14: Panda Zen, a gota e o oceano

Livro 15: Panda Zen e a indecisão

Livro 16: Panda Zen e o vaga-lume

Livro 17: Panda Zen e a busca da identidade

Livro 18: Panda Zen entre o arbítrio e a omissão

Livro 19: Panda Zen e o trabalho

Livro 20: Panda Zen e a falsa realidade

 

XII – Coleção Ensinando as crianças e seus papais a pensar

Livro 1: O segredo da felicidade

Livro 2: A gentileza pode tudo

Livro 3: A mulher bela e rica e sua irmã feia e pobre

Livro 4: O pequeno cachorro zen

Livro 5: O pequeno gato zen

Livro 6: O pequeno panda zen

Livro 7: O pequeno sapo zen

Livro 8: É melhor pensar antes de falar

Livro 9: Os desafios são necessários

Livro 10: A paz é a base de tudo

 

XIII – Amazon collection: the green paradise

Book 1 - The amazon rainforest

Book 2 - The jaguar (A onça pintada)

Book 3 - Macaw (Arara-canindé)

Book 4 - Golden Lion Tamarin

Book 5 - The button (O boto)

Book 6 - Frogs

Book 7 - Heron (Garça-real)

Book 8 - Swallowtail (Saí-andorinha)

Book 9 - Jacaretinga

Book 10 - Harpy

Book 11 - Tapir (Anta)

Book 12 - Snakes

Book 13 - Puma

Book 14 - Sloth (Bicho Preguiça)

Book 15 - Toucan (Tucano-toco)

Book 16 - Amazonian Caburé

Book 17 - Pisces

Book 18 - White-faced spider monkey

Book 19 - Irara

Book 20 - Red macaw

Book 21 - Otter (Ariranha)

 

XIV – The cutest pets on the planet collection

Book 1 - Black Eyes, the panda bear

Book 2 - The happy kitten

Book 3 - The aquarium fish

Book 4 - Doggy, man's best friend

Book 5 - The feneco

Book 6 - The rabbit

Book 7 - The chinchilla

Book 8 - The Greenland Seal

Book 9 - The dolphin

Book 10 - The owl


XV – Collection “Folk legends play with numbers”

Book 1: Saci plays with numbers

Book 2: The Werewolf plays with decimal numbers

Book 3: The Headless Mule plays with addition Book 4: Yara plays with subtraction

Book 5: Cobra Honorato plays with additions of tens

Book 6 : Cuca plays with subtractions from tens

Book 7: O Negrinho shepherd plays with multiplication

Book 8: Romãozinho plays with division

Book 9: Caipora plays with geometry

Book 10: Cairara plays with measurements

 

XVI – Coleção Planeta Criança

Livro 1 – O meu planeta

Livro 2 – Os meus oceanos

Livro 3 – A minha floresta

  

B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS

XVII – ThM-Theater Movement:

Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro

Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia

Livro 3. Amor de elefante

Livro 4. Gravata vermelha

Livro 5. Santa Dica de Goiás

Livro 6. Quando o homem engole a lua

Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski

Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos

Livro 9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement

Livro 10: Respiração, voz e dicção: para professores, atores, cantores, profissionais da fala e para os que aspiram a boa emissão vocal - teoria e mais de 200 exercícios

Livro 11: Lampião e Prestes em busca do reino divino - o dia em que o bandido promovido a homem da lei guerreou com o coronel tornado um fora da lei

Livro 12: Giordano Bruno: a fogueira que incendeia é a mesma que ilumina

Livro 13: Amor e ódio: não esqueçamos de Aylan Kurdi

Livro 14: Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo

Livro 15: Irena Sendler, minha Irena

Livro 16: O juiz, a comédia

Livro 17: A comédia do mundo perfeito

Livro 18: O dia do abutre

Livro 19: A chibata

Livro 20: O inspetor geral, de Nikolai Gogol – accountability pública, fiscalização e controle

Livro 21: A noite mais escura: o hospício de Barbacena, uma Auschwitz no coração do Brasil

 

XVIII – Shakespeare & accountability

Livro 1: Medida por medida, ensaios sobre a corrupção, a administração pública e a distribuição da justiça

Livro 2: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações 

Livro 3: A liderança e a oratória em Shakespeare

Livro 4: Otelo, de Shakespeare: a inveja destroi pessoas, famílias e organizações

Livro 5: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações

Livro 6: Ética & Governança à luz de Shakespeare

 

C - PLANEJAMENTO

IX – Planejamento estratégico e administração

Livro 1: Quasar K+ planejamento estratégico

Livro2: Ouvidoria pública: instrumento de participação e aprofundamento da democracia

Livro 3: Pregão: economia e eficácia na administração pública

Livro 4: Comunicação estratégica: da interlocução às palestras exitosas – como falar bem em ambientes controláveis e em situações de extrema pressão

Livro 5: As máximas do empreendedor

Livro 6: Vivendo e aprendendo a amar segundo Rodoux Faugh

Livro 7: Mindset, Ação e Teatro - MAT: a nova estratégia do sucesso profissional: teoria e 370 exercícios, jogos e laboratórios teatrais 

 

D – OUTROS

XX – A pena e o amor como espada

Livro 1: Os anjos esquecidos por Deus – romance

Livro 2: Moving Letters – a arte de escrever bem

Livro 3: Sobre flores e amores – poemas

Livro 4: 300 maneiras corajosas de dizer bom dia

Livro 5: Revolucione amando incondicionalmente

Livro 6: Sobre homens e lobos, o conto

Livro 7. A coroa de mil espinhos - poemas

 

Sobre o autor

Antônio Carlos dos Santos é escritor e criador das seguintes metodologias:

©Planejamento Estratégico Quasar K+;

©ThM – Theater Movement; e

©Teatro popular de bonecos Mané Beiçudo. 

Acompanhe o autor no facebook e nos blogs:

1.   Cultura e educação: culturaeducacao.blogspot.com/

2.   Teatro popular: teatromanebeicudo.blogspot.com/

3.   Planejamento: https://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com/

4. Educação infantil: https://letrinhasgigantes.blogspot.com/


https://www.amazon.com/author/antonio santos


antoniocarlosescritor1@gmail.com