Quando a universidade vira palco do futuro que deseja criar
Implantar um
planejamento estratégico em uma universidade é, antes de tudo, um exercício de
escuta profunda, criatividade aplicada e responsabilidade coletiva. Uma
universidade é mais do que salas de aula e laboratórios; ela é um organismo
vivo que pensa, respira e sente com múltiplos cérebros e corações. O desafio é
alinhar essa diversidade a um propósito comum, sem sufocar a liberdade que
define a essência do ambiente universitário. Foi com esse espírito que uma universidade
em Santiago, no Chile, decidiu aplicar a metodologia Quasar K+,
desenvolvida pelo professor e dramaturgo Antônio Carlos dos Santos, que
propõe um modelo que une ciência, teatro e gestão para construir estratégias
vivas, significativas e transformadoras.
O processo começou com o que Antônio Carlos chama de “respiração
institucional”, uma fase inspirada na metodologia MAT – Mindset, Ação e
Teatro, na qual líderes, professores, técnicos e estudantes foram
convidados a participar de uma jornada de escuta ativa e expressão corporal. Em
círculos cênicos, todos foram provocados a representar fisicamente suas
percepções sobre a universidade. Alguns se encolheram, simbolizando medo e
insegurança; outros se ergueram com os braços abertos, sinalizando desejo de
expansão. Essa primeira etapa foi essencial para mapear os afetos, os bloqueios
e as potências invisíveis que não aparecem em relatórios tradicionais, mas que
determinam o sucesso ou o fracasso de qualquer projeto coletivo. A ciência
confirma: estados emocionais modulam o desempenho cognitivo e colaborativo
(Damasio, 1996), e, por isso, nenhuma estratégia será sustentável se não tocar
o campo afetivo.
A partir dessa base emocional e coletiva, iniciou-se a criação da Missão
Institucional. Com base no livro “Comunicação Estratégica: a arte de
falar bem”, os participantes foram convidados a formular frases curtas,
sonoras e memoráveis que pudessem ser ditas de forma clara em qualquer sala de
aula, corredor ou auditório. Utilizando jogos teatrais da metodologia ThM –
Theater Movement, surgiram propostas como “Transformar saber em potência
social”, “Ensinar com o corpo inteiro”, e “Respirar futuro com os pés no chão”.
Após um processo de escuta, performance e votação aberta, a missão escolhida
foi: “Cultivar conhecimento com sentido, presença e transformação”. Não se
tratava de um slogan institucional, mas de um pacto simbólico que seria vivido
e encenado diariamente.
Com a missão clara e viva, foi possível olhar para a Visão de Futuro
com mais nitidez. Nesse momento, aplicou-se um exercício inspirado no teatro
épico de Erwin Piscatos, no qual grupos criaram cenas representando a
universidade ideal em 2035. Professores dialogando com comunidades indígenas em
línguas originárias, estudantes criando startups sustentáveis, refeitórios com
comida orgânica e ensino híbrido fluido. As cenas foram gravadas, transcritas e
sintetizadas na frase: “Ser uma universidade pulsante, plural e protagonista da
reinvenção social.” Essa visão foi acompanhada de imagens, músicas e poesias
produzidas por alunos, ativando múltiplas linguagens para consolidar o
imaginário institucional - uma prática alinhada às pesquisas contemporâneas de
neuroeducação que defendem o uso da multimodalidade para aprendizagem profunda
(Immordino-Yang, 2017).
Com a visão e a missão encarnadas no corpo e na voz da comunidade,
partiu-se para a elaboração das Políticas Estratégicas. Aqui, o Quasar
K+ propõe o uso de dramaturgia institucional: cada política é um ato, cada
projeto é uma cena, cada ação é um gesto com começo, meio e fim. Por exemplo, a
política de inclusão foi batizada de “Cena Aberta”, e a de sustentabilidade, de
“Atos Verdes”. Cada equipe escreveu “roteiros de ação” com base em objetivos
claros, inspirando-se na estrutura do livro “Moving Letters: a arte de
escrever bem”, que ensina a construir textos estratégicos com fluidez,
clareza e impacto emocional. Esses roteiros foram discutidos em oficinas
abertas e ganharam formas visuais e performáticas, tornando-se compreensíveis
até para quem não domina a linguagem técnica da gestão.
A formulação dos Objetivos e Metas seguiu a lógica do OKR
(Objectives and Key Results), mas com uma adaptação criativa do método Quasar
K+. Cada objetivo foi representado simbolicamente em oficinas de teatro, usando
objetos, sons e movimentos. Por exemplo, o objetivo “Aumentar a permanência
estudantil” foi representado por uma ponte feita com livros e cordas,
simbolizando apoio e travessia. As metas não eram apenas números frios, mas
indicadores emocionais e sociais, como “sorrisos por corredor”, “elogios espontâneos”
e “projetos com impacto direto na comunidade”. Esses indicadores foram
validados com base na metodologia de avaliação sensível (Guerra, 2021), que
reconhece a subjetividade como dado relevante na gestão pública.
Para garantir a Retroalimentação contínua, a universidade adotou
a metodologia TBMB – Teatro de Bonecos Mané Beiçudo, na qual as equipes
criaram personagens simbólicos que representavam os desafios e conquistas do
planejamento. Em encontros mensais, os bonecos “atuavam” para contar o que deu
certo, o que travou e o que precisa ser reescrito. Um boneco chamado “Zé do
Planejamento” dizia frases como “A meta atrasou, mas a esperança não”, gerando
risos, reflexão e acolhimento. Essa leveza crítica permitiu que os feedbacks
fossem não apenas tolerados, mas esperados com entusiasmo. Como defende Boal
(1992), o teatro permite confrontar a realidade de forma lúdica e
transformadora.
Todo esse processo foi documentado em Cadernos de Cena, registros
híbridos que mesclavam relatórios técnicos, cartas emocionais, desenhos,
gráficos e crônicas do cotidiano universitário. Esses cadernos eram mantidos
por cada setor e compartilhados com a comunidade, gerando um sentimento de
coautoria e pertencimento. A escrita reflexiva, como demonstrado nas pesquisas
de Pennebaker (2007), melhora a saúde mental, fortalece vínculos e aumenta o
comprometimento com os projetos de longo prazo. Ao registrar os bastidores do
planejamento, a universidade criou também sua própria memória poética e
estratégica.
O ápice do processo foi o evento “Universidade em Cena”, uma
espécie de estreia pública do plano estratégico, com apresentações artísticas,
leituras dramáticas do documento oficial, vídeos das oficinas e exposições
sensoriais. Reitores, servidores, estudantes e convidados puderam experimentar
o planejamento não como um arquivo de PDF, mas como um organismo pulsante. A
comoção foi geral. Muitos se emocionaram ao perceber que aquele plano era, de
fato, resultado de uma construção coletiva, afetiva e criativa. E mais: era
compreendido por todos, do bibliotecário ao doutorando, porque havia sido
construído com a linguagem de todos.
Implantar o Quasar K+ em uma universidade é muito mais do que aplicar
uma metodologia: é ativar o potencial criativo, científico e humano de uma
instituição que, por definição, já nasce plural e aberta ao novo. Quando a
ciência do planejamento encontra a arte do teatro e o rigor acadêmico se une à
escuta sensível, nasce um novo modo de gerir—com corpo, com alma, com
propósito. E como diz o próprio Antônio Carlos dos Santos, em sua obra “Respiração,
voz e dicção”: “A universidade que respira junto, fala com mais clareza
e ensina com mais verdade.”
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A – LIVROS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS:
Livro 1. As 100 mais belas fábulas da humanidade
Livro 2. O dia em que as crianças decidiram lutar contra o câncer de mama
Livro 3. O vovô vai ao médico
Livro 4. O coelhinho que aprendeu a dizer as coisas
Livro 5. Ui Gur – o ursinho que libertava livros
Livro 6. Bichinhos felizes
Livro 7. Telas? Só com saúde – Computadores: entre a liberdade e a escravidão
Livro 8. O dia em que as víboras, através das telas, escravizaram as corujinhas – dramaturgia
Livro 9. Bullying, as lágrimas de Deus – dramaturgia
Livro 10. Anhangá, o espírito protetor da natureza: a lenda indígena – dramaturgia
I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. O coronel e o juízo final
Livro 2. A noite do terror
Livro 3. Lobisomem – O homem-lobo roqueiro
Livro 4. Cobra Honorato
Livro 5. A Mula sem cabeça
Livro 6. Iara, a mãe d’água
Livro 7. Caipora
Livro 8. O Negrinho Pastoreiro
Livro 9. Romãozinho, o fogo fátuo
Livro 10. Saci Pererê
II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. Não é melhor saber dividir?
Livro 2. Eu compro, tu compras, ele compra
Livro 3. A cigarra e as formiguinhas
Livro 4. A lebre e a tartaruga
Livro 5. O galo e a raposa
Livro 6. Todas as cores são legais
Livro 7. Verde que te quero verde
Livro 8. Como é bom ser diferente
Livro 9. O bruxo Esculfield do castelo de Chamberleim
Livro 10. Quem vai querer a nova escola
III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. A bruxa chegou... pequem a bruxa
Livro 2. Carrossel azul
Livro 3. Quem tenta agradar todo mundo não agrada ninguém
Livro 4. O dia em que o mundo apagou
IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis):
Livro 1. Todo dia é dia de independência
Livro 2. Todo dia é dia de consciência negra
Livro 3. Todo dia é dia de meio ambiente
Livro 4. Todo dia é dia de índio
V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. O mito de Sísifo
Livro 2. O mito de Midas
Livro 3. A Caixa de Pandora
Livro 4. O mito de Édipo.
VI – Coleção A bruxinha de mil caras ensina a viver melhor
Livro 1: Planejar
Livro 2: Organizar
Livro 3: Estudar
Livro 4: Exercitar
Livro 5: Leitura
Livro 6: Cultura
Livro 7: Meditar
Livro 8: Interagir
Livro 9: Fazer amigos
Livro 10: Respeito e motivação.
VII – Coleção Cidadania para crianças
Direitos das crianças
Livro 1: Gratidão, a lei do universo
Livro 2: A honestidade vale a pena
Livro 3: O anjinho que semeava tolerância
Livro 4: O menino que disse não ao bullying
Livro 5: Toda criança tem direitos
Livro 6: Vidas negras importam – nós queremos respirar
Livro 7: Lélis, o ratinho que afinava queijo
Livro 8: Educação de qualidade é direito das crianças
Livro 9: Respeitando as leis de trânsito a cidade fica legal
Livro 10: A união faz a força
Sustentabilidade ambiental
Livro 11: Um dos maiores tesouros da terra, a água
Livro 12: A preservação do meio ambiente
Livro 13: Dez maneiras de ajudar a preservar o meio ambiente
Livro 14: A árvore faz o meio ambiente sorrir
Livro 15: Os 5R – o jeito certo de dar ‘bom dia’ ao meio ambiente
Livro 16: O lixo, a coleta seletiva e a reciclagem
Livro 17: Lixo, o supervilão do meio ambiente
Livro 18: Com o saneamento básico o meio ambiente fica feliz
Livro 19: O dia em que a coruja de pintas brancas e as batatas cozidas derrotaram a poluição
Livro 20: Os tempos difíceis da quarentena
Democracia, liberdades e constituição
O ratinho Lélis explica:
Livro 21: O que é democracia?
Livro 22: O que são eleições
Livro 23: O que é política?
Livro 24: O que são partidos políticos?
Livro 25: Censura X Liberdade de expressão?
Livro 26: Ditadura X Liberdades individuais?
Livro 27: Redes sociais e democracia?
Livro 28: Minorias e democracia?
Livro 29: O que é abuso do poder econômico?
Livro 30: O que é demagogia?
Livro 31: O que é ética?
VIII – Coleção Mundo contemporâneo
Livro 1: O jacaré debate educação e oportunidades
Livro 2: O puma explica trabalho e renda
Livro 3: A anta luta contra o aquecimento global
Livro 4: O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas
Livro 5: O bicho-preguiça e a migração
Livro 6: O sapinho Krock na luta contra a pandemia
Livro 7: A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal
Livro 8: A harpia confronta o racismo
Livro 9: A ariranha combate a pobreza e a desigualdade
Livro 10: O boto exige democracia e cidadania
IX – Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia
Livro 1: Boitatá
Livro 2: O boto
Livro 3: O caipora
Livro 4: O cairara
Livro 5: A cidade encantada
Livro 6: O curupira
Livro 7: A galinha grande
Livro 8: O guaraná
Livro 9: Iara, a mãe d’água
Livro 10: O lobisomem
Livro 11: A mandioca
Livro 12: A princesa do lago
Livro 13: Saci-Pererê
Livro 14: O uirapuru
Livro 15: O velho da praia
Livro 16: O velho e o bacurau
Livro 17: A vitória-régia
Livro 18: O açaí
Livro 19: As amazonas
Livro 20: Mapinguari
Livro 21: Matinta Perera
Livro 22: Muiraquitã
Livro 23: O rio Amazonas
Livro 24: Anhangá
X – Coleção Filosofia para crianças
Livro 1: O que é filosofia?
Livro 2: A filosofia do amor
Livro 3: O aviãozinho feliz
Livro 4: O trenzinho feliz
Livro 5: A lagartinha feliz
Livro 6: A borboletinha feliz
Livro 7: O encontro com Pitágoras
Livro 8: A vida em um pinguinho de água
Livro 9: O pequeno ponto azul
Livro 10: Gentileza, o mel da vida
XI – Coleção Ciência e espiritualidade para crianças
Livro 1: Panda Zen e a menina azeda
Livro 2: Panda Zen e o verdadeiro valor
Livro 3: Panda Zen e as mudanças
Livro 4: Panda Zen e a Maria vai com as outras
Livro 5: Panda Zen e a estrelinha cintilante
Livro 6: Panda Zen e a verdade absoluta
Livro 7: Panda Zen e o teste das 3 peneiras
Livro 8: Panda Zen e os ensinamentos da vovó
Livro 9: Panda Zen e os cabelos penteados
Livro 10: Panda Zen e a magia da vida feliz
Livro 11: Panda Zen e as paixões enganosas
Livro 12: Panda Zen entre a reflexão e a ação
Livro 13: Panda Zen e o mais importante
Livro 14: Panda Zen, a gota e o oceano
Livro 15: Panda Zen e a indecisão
Livro 16: Panda Zen e o vaga-lume
Livro 17: Panda Zen e a busca da identidade
Livro 18: Panda Zen entre o arbítrio e a omissão
Livro 19: Panda Zen e o trabalho
Livro 20: Panda Zen e a falsa realidade
XII – Coleção Ensinando as crianças e seus papais a pensar
Livro 1: O segredo da felicidade
Livro 2: A gentileza pode tudo
Livro 3: A mulher bela e rica e sua irmã feia e pobre
Livro 4: O pequeno cachorro zen
Livro 5: O pequeno gato zen
Livro 6: O pequeno panda zen
Livro 7: O pequeno sapo zen
Livro 8: É melhor pensar antes de falar
Livro 9: Os desafios são necessários
Livro 10: A paz é a base de tudo
XIII – Amazon collection: the green paradise
Book 1 - The amazon rainforest
Book 2 - The jaguar (A onça pintada)
Book 3 - Macaw (Arara-canindé)
Book 4 - Golden Lion Tamarin
Book 5 - The button (O boto)
Book 6 - Frogs
Book 7 - Heron (Garça-real)
Book 8 - Swallowtail (Saí-andorinha)
Book 9 - Jacaretinga
Book 10 - Harpy
Book 11 - Tapir (Anta)
Book 12 - Snakes
Book 13 - Puma
Book 14 - Sloth (Bicho Preguiça)
Book 15 - Toucan (Tucano-toco)
Book 16 - Amazonian Caburé
Book 17 - Pisces
Book 18 - White-faced spider monkey
Book 19 - Irara
Book 20 - Red macaw
Book 21 - Otter (Ariranha)
XIV – The cutest pets on the planet collection
Book 1 - Black Eyes, the panda bear
Book 2 - The happy kitten
Book 3 - The aquarium fish
Book 4 - Doggy, man's best friend
Book 5 - The feneco
Book 6 - The rabbit
Book 7 - The chinchilla
Book 8 - The Greenland Seal
Book 9 - The dolphin
Book 10 - The owl
XV – Collection “Folk legends play with numbers”
Book 1: Saci plays with numbers
Book 2: The Werewolf plays with decimal numbers
Book 3: The Headless Mule plays with addition Book 4: Yara plays with subtraction
Book 5: Cobra Honorato plays with additions of tens
Book 6 : Cuca plays with subtractions from tens
Book 7: O Negrinho shepherd plays with multiplication
Book 8: Romãozinho plays with division
Book 9: Caipora plays with geometry
Book 10: Cairara plays with measurements
XVI – Coleção Planeta Criança
Livro 1 – O meu planeta
Livro 2 – Os meus oceanos
Livro 3 – A minha floresta
B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
XVII – ThM-Theater Movement:
Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro
Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia
Livro 3. Amor de elefante
Livro 4. Gravata vermelha
Livro 5. Santa Dica de Goiás
Livro 6. Quando o homem engole a lua
Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski
Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos
Livro 9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement
Livro 10: Respiração, voz e dicção: para professores, atores, cantores, profissionais da fala e para os que aspiram a boa emissão vocal - teoria e mais de 200 exercícios
Livro 11: Lampião e Prestes em busca do reino divino - o dia em que o bandido promovido a homem da lei guerreou com o coronel tornado um fora da lei
Livro 12: Giordano Bruno: a fogueira que incendeia é a mesma que ilumina
Livro 13: Amor e ódio: não esqueçamos de Aylan Kurdi
Livro 14: Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo
Livro 15: Irena Sendler, minha Irena
Livro 16: O juiz, a comédia
Livro 17: A comédia do mundo perfeito
Livro 18: O dia do abutre
Livro 19: A chibata
Livro 20: O inspetor geral, de Nikolai Gogol – accountability pública, fiscalização e controle
Livro 21: A noite mais escura: o hospício de Barbacena, uma Auschwitz no coração do Brasil
XVIII – Shakespeare & accountability
Livro 1: Medida por medida, ensaios sobre a corrupção, a administração pública e a distribuição da justiça
Livro 2: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações
Livro 3: A liderança e a oratória em Shakespeare
Livro 4: Otelo, de Shakespeare: a inveja destroi pessoas, famílias e organizações
Livro 5: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações
Livro 6: Ética & Governança à luz de Shakespeare
C - PLANEJAMENTO
IX – Planejamento estratégico e administração
Livro 1: Quasar K+ planejamento estratégico
Livro2: Ouvidoria pública: instrumento de participação e aprofundamento da democracia
Livro 3: Pregão: economia e eficácia na administração pública
Livro 4: Comunicação estratégica: da interlocução às palestras exitosas – como falar bem em ambientes controláveis e em situações de extrema pressão
Livro 5: As máximas do empreendedor
Livro 6: Vivendo e aprendendo a amar segundo Rodoux Faugh
Livro 7: Mindset, Ação e Teatro - MAT: a nova estratégia do sucesso profissional: teoria e 370 exercícios, jogos e laboratórios teatrais
D – OUTROS
XX – A pena e o amor como espada
Livro 1: Os anjos esquecidos por Deus – romance
Livro 2: Moving Letters – a arte de escrever bem
Livro 3: Sobre flores e amores – poemas
Livro 4: 300 maneiras corajosas de dizer bom dia
Livro 5: Revolucione amando incondicionalmente
Livro 6: Sobre homens e lobos, o conto
Livro 7. A coroa de mil espinhos - poemas
Sobre o autor
Antônio Carlos dos Santos é escritor e criador das seguintes metodologias:
©Planejamento Estratégico Quasar K+;
©ThM – Theater Movement; e
©Teatro popular de bonecos Mané Beiçudo.
Acompanhe o autor no facebook e nos blogs:
1. Cultura e educação: culturaeducacao.blogspot.com/
2. Teatro popular: teatromanebeicudo.blogspot.com/
3. Planejamento: https://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com/
4. Educação infantil: https://letrinhasgigantes.blogspot.com/
https://www.amazon.com/author/antonio santos
antoniocarlosescritor1@gmail.com