“Comunicare” do latim
significa tornar comum. Moreira (2010) define comunicação como uma ação comum,
para igualar a mensagem ao emissor e ao receptor.
Fundamental
em qualquer esfera das relações humanas, a comunicação mostra-se essencial
também no ambiente organizacional. Moreira (2011) afirma que a comunicação nas organizações
representa em síntese um conjunto de estratégias, que têm como objetivo melhorar,
ou gerar uma boa imagem para a empresa, e que a cada vez mais está relacionada com
seus públicos, sejam eles consumidores, fornecedores, ou funcionários.
No
ambiente organizacional, existem comunicações com finalidades diferentes. A finalidade
da comunicação institucional é construir e manter a boa imagem da organização junto
ao público externo A comunicação mercadológica divulga os produtos e serviços,
ou seja, tem como finalidade o aumento das vendas e a fidelização dos clientes,
a comunicação interna, por sua vez, está diretamente relacionada ao relacionamento
com os funcionários.
A
comunicação organizacional surgiu para dar maior importância à imagem e identidade
corporativa:
A
comunicação se transformou em ‘corporativa’, não por um capricho da linguagem ou
por querer introduzir mais complexidade no mundo das empresas, mas pela força das
coisas. Daí que as organizações estejam despreparadas diante de uma nova realidade
emergente, que é, ela mesma, produto da complexidade generalizada e da atuação
tecnológica que caracterizam nossa sociedade e nossa civilização. (COSTA, 1995,
p. 95 apud MEDRANO, 2007).
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Nassar
(2005) apud Rezin (2010) também menciona que a comunicação tem um papel fundamental
no processo de criação de imagem da organização, e reforça a identidade e a ambição
corporativa. Ele destaca que a comunicação, no ambiente organizacional, busca estabelecer
diálogo com todos os públicos com quem a empresa se relaciona: funcionários, clientes,
potenciais clientes, comunidades, fornecedores, governo e a sociedade em geral.
Toda
atividade dentro de uma organização é mediada pela comunicação. Por isso, é necessário
envolver toda a organização a fim de que esta interação se realize com consistência,
relevância e coerência.
Além
de envolver toda a organização, a comunicação precisa ser vista como um processo
estratégico. Bueno (2010) ressalta que deveria ser prioridade incluir a
comunicação nas estratégias empresariais, pois teria papel fundamental, na
busca de eficácia, na interação com os públicos de interesse e no
desenvolvimento de planos e ações que trazem vantagem competitiva às
organizações.
Kunsch
(2009) menciona que os estudos sobre mudanças organizacionais e, em especial,
sobre mudanças de estratégias, afirmam que a comunicação é essencial para um processo
bem sucedido. Em uma sociedade envolta constantemente em mudanças, a comunicação
se configura como um instrumento imprescindível nas organizações. Medrano (2007)
ressalta que, no mundo moderno, a comunicação interna é inseparável da
atividade produtiva de qualquer organização e é uma estratégia fundamental.
Segundo
Melo, [...] entender a importância da Comunicação Interna em todos os meios
hierárquicos, como um instrumento da administração estratégica é uma exigência
para se atingir a eficácia organizacional. Compreender a importância desse
processo de comunicação para que flua de forma eficiente, no momento oportuno,
de forma que seja atingido o objetivo pretendido, é um desafio para as
organizações. (p. 2)
Por
estar interligada também aos objetivos financeiros e estratégicos da
organização, a comunicação interna possibilita que os funcionários e gestores
estejam informados, independente do seu setor de atuação. Marchiori (2006)
ressalta ainda a necessidade de que esta comunicação se dê de forma planejada.
Para ele, A comunicação interna planejada e avaliada é uma ferramenta
estratégica que estimula o diálogo entre lideranças e funcionários. Oportuniza
a troca de informações via comunicação, contribuindo para a construção do
conhecimento, o qual é expresso nas atualidades das pessoas. É fundamentalmente
um processo que engloba a comunicação administrativa, fluxos, barreiras,
veículos, redes formais e informais. Promove, portanto a interação social e
fomenta a credibilidade, agindo no sentido de manter viva a identidade de uma
organização. (2006, p.207)
A
integração promovida pela comunicação interna mobiliza os funcionários a construírem
relacionamentos corporativos. Argenti (2006) afirma que o grande foco da comunicação
interna está nas conversas entre os funcionários e seus gestores. Os
funcionários têm necessidade de sentir segurança em seus cargos, fazer
perguntas sem temer represálias dos gestores.
Grande
parte dessas conversas ocorre costumeiramente, ou em algumas organizações são
denominados momentos específicos. De todo modo, é de suma importância que as organizações
possibilitem este fluxo comunicacional de maneira eficiente de modo a propiciar
maior integração e participação dos sujeitos envolvidos. Apenas dessa forma, é
possível definir ou redefinir maneiras de alcançar os objetivos
organizacionais.
Em "A importância da
comunicação organizacional interna e dos feedbacks gerenciais", por Daiane
Monique Lima de Barros e Nailton Santos de Matos
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