segunda-feira, 1 de julho de 2019

Compartilhamento e inovação em constante movimento




O ditado popular 'casa de ferreiro, espeto de pau' não se aplica ao dia a dia de Victor Ferraz, CEO da EcoBike Courier, uma das maiores empresas de logística sustentável do país. Desde que vendeu o carro e mudou a sua relação com a cidade, Victor se tornou um entusiasta de soluções focadas em mobilidade urbana e economia compartilhada.

O uso de carros, bicicletas e patinetes compartilhados, coworking e aluguel de casas para temporadas fazem parte do lifestyle do empresário. Com uma trajetória diferente de muitos empreendedores, Victor iniciou a carreira na EcoBike sendo contratado para o cargo de Gerente de Operações. Dois anos depois, assumiu a gestão da franquia de Curitiba e em 2016, comprou a marca, tornando-se responsável pela empresa com 15 unidades franqueadas na época.

'Só é possível entender os novos modelos econômicos quando você faz parte deste sistema. Por ser usuário de aplicativos e serviços inovadores que facilitam a minha vida, consigo ter uma visão mais holística da experiência do usuário e obter mais assertividade nas melhorias que preciso levar para a minha empresa' afirma Ferraz, que conseguiu um aumento de 70% do faturamento ao reformular o modelo de negócios e investir em tecnologia para a EcoBike.

Novos formatos para velhos hábitos

De carro por assinatura até aluguel de guarda-chuvas, a economia compartilhada é uma realidade que chegou para ficar. Muito além dos aplicativos de carona, o setor apresenta soluções para resolver problemas de mobilidade, finanças, saúde, construção civil e diversos outros segmentos sociais. De acordo com os estudos da PwC, está previsto que o setor movimente US$ 335 bilhões pelo mundo no ano de 2025.

Mas estas iniciativas não são apenas especulações futuristas. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou em uma pesquisa realizada durante o ano de 2018 que 89% dos brasileiros que já experimentaram alguma modalidade de consumo colaborativo aprovaram o modelo.

Caminhando junto com o ecossistema

A EcoBike foi uma das primeiras empresas de entrega com bike no país. Para acompanhar as mudanças do mercado e da sociedade, Victor aponta a necessidade de estar sempre atento às inovações e mudanças de mindset. Além de desenvolver e aprimorar o aplicativo, foi importante entender novas formas de trabalho, que possibilitam que o colaborador defina sua carga de trabalho e possa conciliar com outras atividades.

O próximo passo da economia compartilhada é unir forças para solucionar demandas de forma sustentável para a sociedade e as empresas. Para isso, a EcoBike está validando parcerias com outras empresas de entrega, utilizando patinetes e bicicletas elétricas, além de fornecer logística operacional para deliverys.

Sobre a EcoBike Courier

Especializada em logística sustentável, a EcoBike Courier oferece um serviço com zero emissão de poluentes. Fundada em 2011, na cidade de Curitiba, a empresa atua nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste do Brasil com o objetivo de minimizar os problemas urbanos originados pelo uso de automóveis e falta de mobilidade urbana.

Premiada pela qualidade e filosofia dos serviços prestados, a empresa já foi eleita como uma das três organizações mais sustentáveis do país pelo Greenbest e recebeu o prêmio Smart Cities - Soluções para cidades inteligentes e prêmio Aster de empreendedorismo.

EcoBikeCourier.com.br