Na sala de ensaio da Orpheus Chamber Orchestra, num prédio no Harlem, em Manhattan, os 33 músicos da orquestra formam um grande semicírculo, no centro do qual senta o coordenador, um dos músicos. Volta e meia, porém, a sessão é interrompida por um violoncelista, um clarinetista ou violinista propondo mudanças na peça. “Estamos indo rápido demais. A cadência deve ser mais lenta, para enfatizar o intimismo da música”, diz um deles. Cena impensável numa orquestra tradicional. Mas não na Orpheus, conhecida por seu estilo peculiar de gestão. A Orpheus não tem maestro e prima pela colaboração criativa entre os músicos.
Incensada por críticos e detentora de vários prêmios Grammy, a Orpheus também despertou o interesse dos gurus de gestão. No livro Light Footprint Management: Leadership in Times of Change (“Gestão da pegada leve: Liderança em tempos de mudança”), o consultor Charles-Edouard Bouée, da Roland Berger, esmiúça o funcionamento da orquestra. “A Orpheus pode ser comparada à Pixar. São modelos de gestão inspiradores.” Eis quatro princípios de liderança da Orpheus:
1. Responsabilidade individual. Na cultura da Orpheus, o resultado final é uma responsabilidade individual. Cada um dos músicos é cobrado pelo desempenho do grupo nos palcos e nas gravações. “Isso tem efeito positivo. Os músicos dão o melhor de si. Numa orquestra tradicional, o músico é só uma peça na engrenagem”, diz o violoncelista Eric Bartlett.
2. Múltiplos papéis. Os músicos são encorajados a atuar na gestão administrativa. Por exemplo, nos comitês dedicados à avaliação de compositores e peças musicais.
3. Horizontalização. O conhecimento de um dos músicos não pode ser visto como superior ao de outro, mas sim julgado de acordo com sua contribuição ao resultado final.
4. Rotatividade de liderança. Para cada nova peça musical, os músicos elegem entre si um líder, que será responsável pelo seu desenvolvimento. É um modelo de liderança que explora os pontos fortes dos integrantes.
Da revista Época-Negócios
____________
Para saber mais, clique na capa do livro |
_____________
Para saber mais, clique na capa do livro |
____________
Clique na capa do livro para saber mais. |
Para saber mais, clique na figura |
Dramaturgo, o autor transferiu para seus contos literários toda a criatividade, intensidade e dramaticidade intrínsecas à arte teatral.
São vinte contos retratando temáticas históricas e contemporâneas que, permeando nosso imaginário e dia a dia, impactam a alma humana em sua inesgotável aspiração por guarida, conforto e respostas.
Os contos:
1. Tiradentes, o mazombo
2. Nossa Senhora e seu dia de cão
3. Sobre o olhar angelical – o dia em que Fidel fuzilou Guevara
4. O lugar de coração partido
5. O santo sudário
6. Quando o homem engole a lua
7. Anos de intensa dor e martírio
8. Toshiko Shinai, a bela samurai nos quilombos do cerrado brasileiro
9. O desterro, a conquista
10. Como se repudia o asco
11. O ladrão de sonhos alheios
12. A máquina de moer carne
13. O santuário dos skinheads
14. A sorte lançada
15. O mensageiro do diabo
16. Michelle ou a Bomba F
17. A dor que nem os espíritos suportam
18. O estupro
19. A hora
20. As camas de cimento nu
São vinte contos retratando temáticas históricas e contemporâneas que, permeando nosso imaginário e dia a dia, impactam a alma humana em sua inesgotável aspiração por guarida, conforto e respostas.
Os contos:
1. Tiradentes, o mazombo
2. Nossa Senhora e seu dia de cão
3. Sobre o olhar angelical – o dia em que Fidel fuzilou Guevara
4. O lugar de coração partido
5. O santo sudário
6. Quando o homem engole a lua
7. Anos de intensa dor e martírio
8. Toshiko Shinai, a bela samurai nos quilombos do cerrado brasileiro
9. O desterro, a conquista
10. Como se repudia o asco
11. O ladrão de sonhos alheios
12. A máquina de moer carne
13. O santuário dos skinheads
14. A sorte lançada
15. O mensageiro do diabo
16. Michelle ou a Bomba F
17. A dor que nem os espíritos suportam
18. O estupro
19. A hora
20. As camas de cimento nu
___________
Para saber mais, clique na capa do livro |
________________
AS OBRAS DO AUTOR QUE O LEITOR ENCONTRA NAS LIVRARIAS amazon.com.br:
A – LIVROS INFANTO-JUVENIS:
I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis):
II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 8. Como é bom ser diferente
III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):
IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis):
V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis):
B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
VI – ThM-Theater Movement: