Don Draper, personagem de Mad Men: 10 dicas de David Ogilvy para escrever melhor
Guilherme
Dearo, de EXAME.com
São Paulo
- Um dos nomes mais famosos do mundo da publicidade é
do inglês David Ogilvy.
Fundador
da agência Ogilvy & Mather, ele é considerado o pai
da publicidade e já foi reverenciado até na capa da Revista Time, em 1962, que
o chamou de "mago da publicidade mais requisitado".
Recentemente,
a agência publicou um memorando original enviado por Ogilvy aos seus
funcionários em 1982.
No texto,
ele dá 10 dicas para ser um escritor melhor. As dicas, claro, focam os
redatores publicitários, mas não deixam de ser muito úteis para qualquer um que
deseja escrever melhor no ambiente de trabalho ou até fora dele.
Veja a
seguir as 10 dicas traduzidas e depois a imagem original da nota, de 7 de
setembro de 1982:
"Como
escrever"
Quanto
melhor você escrever, mais longe irá na Ogilvy & Mather. Pessoas que pensam
bem, escrevem bem.
Escrever
bem não é um dom natural. Você precisa aprender a escrever. Aqui vão 10 dicas:
1. Leia o
livro "Writing That Works", de Kenneth Roman e Joel Raphaelson. Leia
três vezes.
2.
Escreva do jeito que você fala. Naturalmente.
3. Use
palavras curtas, sentenças curtas, parágrafos curtos.
4. Nunca
use jargões como "reconceituar" ou "desmassificação". Eles
são marcas de que você não passa de um pretencioso.
5. Nunca
escreva mais de duas páginas sobre um mesmo assunto.
6. Cheque
a grafia.
7. Nunca
mande uma carta ou um memorando no mesmo dia que você o escreveu. Leia em voz
alta no dia seguinte e então edite.
8. Se é
alguma coisa importante, chame um colega para melhorar.
9. Tenha
certeza de que a mensagem está clara para o seu leitor.
10. Se
você quer ação, não escreva. Vá até a pessoa e diga o que quer.