Maior aeronave do mundo é apresentada em
hangar na Grã-Bretanha
Da BBC-Brasil
O Airlander
é pilotado por uma equipe de só duas pessoas e pode pousar na água
A maior
aeronave do mundo, a Airlander, foi apresentada na
Grã-Bretanha.
Ela tem
92 metros de extensão, 18 a mais que os maiores aviões comerciais, o Airbus
A380 e o Boeing 747-8, e nove a mais que o avião de carga Antonov An-225, até
então a aeronave mais comprida já construída.
À
primeira vista, é possível confundir a Airlander com um imenso dirigível, por
seu balão inflado a gás e a cápsula logo abaixo.
Mas sua
forma aerodinâmica única, que parece uma série de charutos colados uns aos
outros, permite gerar sustentação como faz a asa de um avião.
Isso é
muito importante, porque assim seus designers puderam fazer uma máquina mais
pesada que o ar, o que elimina a necessidade de uma grande equipe mantê-la no
solo por meio de cordas quando ela pousa.
Na
verdade, a aeronave pode ser aterrissada por controle remoto, sem qualquer
pessoa a bordo, em terra ou na água.
Financiamento estatal
Vantagem
da Airlander é levar suprimentos a áreas remotas, dizem seus criadores
A
Airlander custa 60 milhões de libras (o equivalente a R$ 240 milhões).
Sua
fabricante, a Hybrid Air Vehicles (HAV), recebeu 2,5 milhões de libras (R$ 9,75
milhões) em financiamento do governo britânico para desenvolver sua tecnologia
e engenharia.
"Estamos
colocando 2 bilhões de libras na pesquisa e desenvolvimento numa nova geração
de aviões mais silenciosos, eficientes energeticamente e que têm menor impacto
no meio ambiente", diz o secretário de negócios da Grã-Bretanha, Vince
Cable.
"Isso
inclui o apoio a projetos como essa inovadora aeronave de carbono da HAV, uma
pequena empresa britânica que tem potencial para liderar essa área no
mundo."
Amazônia
Tudo isso
é uma ótima notícia para um dos maiores investidores do projeto, Bruce
Dickinson.
Dickinson
é o tipo de pessoa que não consegue parar de realizar coisas.
Como se
ser vocalista de uma bandas de rock mais duradouras e de maior sucesso do
mundo, o grupo Iron Maiden, não fosse suficiente, ele também é piloto de aviões
e empresário.
Bruce
Dickinson, investidor do Airlander
"Esse
projeto muda as regras do jogo em relação ao que é possível colocar no
ar", diz ele.
"Essa
ideia sempre existiu. Só estávamos esperando a tecnologia chegar ao ponto
necessário para concretizá-la."
Dickinson
quer comercializar a aeronave e se sairá muito bem nisso. Quando conversamos no
hangar, ele falou de suas características.
Seu
impacto ambiental é 70% menor do que o de um avião de carga, ele diz. Não
requer uma pista de decolagem e pode ser pilotada por só duas pessoas. E
carrega 50 toneladas de material a qualquer parte no mundo, 50 vezes mais do
que um helicóptero.
Ele quer
divulgá-la com o tipo de viagem que o magnata Richard Branson, do conglomerado
Virgin, faria: duas voltas ao redor do mundo sem paradas.
"Sobrevoaremos
a Amazônia e algumas das maiores cidades do mundo a apenas 20 metros de altura
e exibiremos tudo pela internet", diz Dickinson.
Hangares históricos
Não é
surpresa que seja necessário estar no maior hangar da Grâ-Bretanha para ver a
maior aeronave do mundo.
Para ter
uma vista melhor dele, subimos a escada mais aterrorizante do mundo (que,
claro, é segura, mas não a melhor para quem tem os nervos à flor da pele).
O hangar
Cardington número um, em Bedfordshire, é quase tão impressionante quando a
aeronave em seu interior.
Nos
hangares Cardington, foram feios os dirígíveis britânicos do início do século
20
Construído
há cem anos, ele domina o horizonte da região junto com seu vizinho, o hangar
Cardington número dois e é repleto de história.
Nele,
durante os anos 1920, foi construído o trágico dirigível R101.
O gigante
era duas vezes mais comprido que a Airlander, tinha um belo salão de jantar e
era considerado o futuro da aviação, até o momento que foi devorado por um
incêndio depois cair na França em 1930, matando 48 das 54 pessoas a bordo.
A
tecnologia percorreu um longo caminho desde então. O Airlander é inflado com
hélio inerte em vez de hidrogênio explosivo.
A
aeronave voltou a ser desenvolvida no Reino Unido depois que os recursos do exército
americano para o projeto se esgotaram.
Plano de voo
O
exército americano havia comprado a aeronave há alguns anos e a usou para
vigilância - ela pode ficar parada no mesmo lugar por até 21 dias de cada vez e
é capaz de voar mesmo com vários furos em seu balão.
Quando o
orçamento do departamento de Defesa americano foi reduzido, os britânicos a
compraram de volta, e agora planejam seu primeiro voo no Reino Unido ainda para
este ano.
A
Airlander poderia carregar toneladas de suprimentos a qualquer área de desastre
sem fazer paradas.
Tudo que
seria necessário é uma equipe de duas pessoas e um pedaço de terra - ou água -
onde pousar.